sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Parabéns, Olodum!


Para além dos 120 anos do Esporte Clube Vitória, 2019 é o marco de 40 anos de uma das entidades mais importantes da história do povo negro, e consequentemente da construção da identidade negra na Bahia, o Bloco Afro Olodum.

Criado em 1979, com intuito de proporcionar um carnaval mais organizado e divertido para os moradores do Maciel-Pelourinho, tornou-se muito mais que isso, tanto para o Pelourinho, quanto pra toda história da Bahia. Isso fez com que chamar de Bloco Olodum se tornasse uma maneira muito reducionista, já que além de bloco que arrasta anualmente uma multidão alegre cantando a auto-afirmação negra e ideais de libertação panafricanistas. O Olodum é um projeto socio-cultural, que atua, sobretudo, a partir da Escola do Olodum, e de uma banda, que historicamente revelou inúmeros cantores e canções pra musica baiana e mundial.

Nós da Brigada Marighella desejamos ao Olodum muitos e muitos anos de resistência, que as cortinas dos palcos da vida possam continuar abrindo para o Olodum balançar a negrada, educar crianças e jovens, formar músicos, revelar compositores e cantar Samora Machel, Che Guevara, Ujaama, Egito toda história de Africa e suas lutas de libertação.

Brigada Marighella

Nenhum comentário:

Postar um comentário