sábado, 12 de março de 2016

Naná Vasconcelos, entre a esquerda e o futebol

Homenagem do Santa Cruz pela passagem de Naná Vasconcelos aos 71 anos.

 Faleceu na última quarta-feira (9) no Recife o músico Naná Vasconcelos, vítima de uma parada respiratória. O pernambucano Juvenal de Holanda Vasconcelos está numa linha tênue entre a esquerda e o futebol. Apesar de não se declarar comunista e tampouco um torcedor fanático, o ex-percussionista tem suas músicas ligadas tanto ao esporte bretão quanto a política.

 Em 2006 Naná lançou o seu álbum "Trilhas", que continha a canção "Quase irmãos". A música fez parte do filme praticamente homônimo, chamado Quase Dois Irmãos. O longa de Lúcia Murat contava a história de Miguel e Jorginho, amigos de infância de classes sociais distintas. Miguel viria a ser preso político em plena ditadura militar e na prisão de Ilha Grande reecontraria Jorginho que estava na vida do crime. A película aborda a divergência de privilégios tidas pelos presos políticos e presos comuns, demonstrando uma face menos humanizada da esquerda brasileira. Já em outra época do filme, os dois voltam a se reencontrar. Jorginho novamente na prisão, sendo chefe do narcotráfico, e Miguel como deputado. A vida dos dois se entrelaçam ainda mais quando a filha do político se envolve com traficantes comandados por Jorginho. Dessa forma, o filme termina com a música feita por Naná sendo exibida ao mesmo momento em que aparece imagens de contrates social na cidade do Rio de Janeiro, como a aproximação de prédios arranha-céus com os morros.


 Por outro lado, Naná tinha também sua aproximação com o futebol. Como o próprio afirmou: "não sou fanático, mas adoro o futebol-arte, objetivo e claro". Dessa forma ainda se afirmou como um 'torcedor sofredor' do Santa Cruz. Uma de suas composições traz os seguintes versos: "Não deixe o futebol perder a dança/ Nem perca esse sorriso de criança...". Sobre a canção, o músico ressaltara: "Na música, o primeiro instrumento é a voz e o melhor instrumento é o corpo. No futebol, o primeiro instrumento é a bola e o melhor instrumento do corpo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário