terça-feira, 7 de julho de 2015

Quem foi Carlos Marighella




 Carlos Marighella nasceu em Salvador em 1911, filho de um italiano (Augusto Marighella) e de uma negra hauçá (Maria Rita). Chegou a cursar engenharia em sua cidade natal, mas abandonou o curso em prol da luta comunista. Na década de 40 chegou a ser preso e torturado na prisão de Ilha Grande durante a ditadura do Estado Novo da Era Vargas, período no qual criticou duramente o interventor da Bahia, Juracy Magalhães.

 Nos anos 40 viraria deputado pelo Partido Comunista Brasileiro e ganhou notoriedade a partir da década de 60 quando criou a ALN (Aliança Libertadora Nacional), guerrilha de cunho socialista que tinha como objetivo redemocratizar o país. Foi nesse período que Marighella se tornou o inimigo número um da ditadura militar, vindo a falecer no ano de 1969 após ser covardemente fuzilado pelos militares. 

 Marighella chegou a ser jornalista, poeta e professor de matemática, além de ter escrito livros como Por que resisti a prisão, o Minimanual do Guerrilheiro Urbano e  obra poética Os Lírios já não crescem em nossos campos.  No cenário futebolístico teve o Vitória como seu time do coração, chegando a simpatizar mais tarde com clubes como o Corinthians e o Flamengo.

Um comentário:

  1. Ele só vai para Ilha Grande nos anos 40.
    E acho que o poeta Marighella não está dissociado do campo político.

    ResponderExcluir